O alto preço do álcool combustível no Estado de São Paulo, acima de 70% do preço da gasolina, já atingiu níveis que tornam desvantajoso abastecer carros Flex com etanol. Dessa forma, o consumo de etanol deve ser menor e o de gasolina maior. Mas se o preço está tão alto, por que as usinas não produzem mais?

A resposta é simples: porque o preço do açúcar está ainda mais alto. Assim, as usinas estão destinando mais cana para a produção de açúcar. Isso fica claro ao analisar os números divulgados ontem pela Unica: a produção de açúcar da 2ª quinzena de agosto foi 0,1% superior ao mesmo período de 2010, enquanto a produção de etanol foi 18,0% inferior. Entre o álcool hidratado e anidro, a diferença é ainda mais assustadora. A produção de álcool anidro (o álcool misturado na gasolina) está 16,6% superior na comparação anual, enquanto a produção de álcool hidratado (o álcool combustível) está 31,4% inferior.

A demanda pelo álcool anidro é garantida: mesmo com a redução de anidro na gasolina, haverá maior consumo de gasolina. Já está faltando etanol e continuará faltando no mínimo até o início da próxima safra, em maio/12. Se a safra de 2012 não der conta, será que só em 2013 voltaremos a abastecer carro Flex com etanol?

Leia também essa reportagem:Importação de etanol pelo país em 11/12 superará 1 bi litros“, da Reuters Brasil em 12/09/2011.