O governo, através da Caixa Econômica Federal, anunciou nesta sexta-feira (20/04/2012) medidas para manter os fundos de renda fixa mais interessantes que a poupança, e reduziu as taxas de administração de fundos de investimento. Com a baixa dos juros, cada vez os fundos conservadores de renda fixa se tornam menos atrativos e uma taxa de administração alta acaba sendo onerosa ao cliente.

Como pode ser visto neste artigo, em fundos de renda fixa de baixo risco fica clara a forte influência que a taxa de administração tem no retorno destes fundos: quanto menor a taxa, maior o retorno e vice versa. Outra característica que pode ser notada é que fundos com taxa de administração menor (e consequentemente maior retorno) são oferecidos apenas para aplicações de valores altos.

Desde o ano passado, com o lançamento do fundo Sparta Premium Renda Fixa, a Sparta saiu na frente e ofereceu um produto conservador de baixo custo e alto retorno, sempre pensando em seus investidores. Este fundo possui aplicação inicial de apenas R$ 1.000 e adicionais de R$ 100. Com uma das menores taxas de administração do mercado (0,4%a.a.), este fundo conseguiu entregar nos últimos 12 meses um retorno de 104% do CDI líquidos, com baixo risco, e possui como meta 101% do CDI.