Prezados investidores,

Os fundos Sparta Cíclico FIM e Sparta Anti-Cíclico FIM têm políticas de investimento muito parecidas e, portanto, sempre tiveram comportamento semelhante. Como reflexo direto disso, foram muitas as vezes em que esses fundos figuraram entre os mais rentáveis, em rankings e avaliações, com colocações muito próximas.

Hoje em dia julgamos que as diferenças entre as estratégias dos dois fundos são pequenas, principalmente se comparado aos custos suportados por cada fundo para manutenção do seu funcionamento.

Dessa forma, acreditamos que os investidores de ambos os fundos só tem a ganhar com esta fusão. Os objetivos serão mantidos, a equipe de gestão ficará mais concentrada em um único conjunto de estratégias e não existe nenhum impacto negativo aos investidores, inclusive sob o ponto de vista de custos ou tributário.

Por estes motivos, todos os cotistas destes fundos receberão convocações para as assembleias que serão realizadas no dia 11/09/2012 para deliberar sobre a incorporação do fundo Sparta Anti-Cíclico FIM pelo fundo Sparta Cíclico FIM. Clique neste link para baixar a nota de esclarecimento.

 

Abaixo seguem respostas para as perguntas mais comuns. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

 

O que muda para os cotistas do Sparta Cíclico FIM e do Sparta Anti-Ciclico FIM?

As mudanças serão poucas, mas apenas positivas, isto é, os cotistas só têm a ganhar. A gestora acredita que hoje a diferença entre as estratégias é muito pequena, portanto juntar os fundos trará maior sinergia e foco nas estratégias de investimento.

Os cotistas destes fundos terão algum custo adicional?

Não, os investidores atuais não terão custos com a fusão, visto que, além de não gerar aumento das atuais taxas de administração e performance, toda a transferência dos ativos não estará sujeita à cobrança de emolumentos nem corretagens, por se tratar de uma operação realizada fora de bolsa.

Qual era a diferença entre o Sparta Cíclico FIM e o Sparta Anti-Cíclico FIM?

Os dois fundos tinham níveis semelhantes de risco, de taxas de administração e performance, buscavam retornos semelhantes, nos mesmos mercados e sob o comando da mesma equipe. A diferença eram algumas estratégias de entrada e saída de posições.

O que acontecerá com o fundo Sparta Anti-Cíclico FIM após esta fusão?

O fundo Sparta Anti-Cíclico FIM deixará de existir quando for incorporado pela Sparta Cíclico FIM.

Os cotistas do Sparta Anti-Cíclico FIM terão que resgatar suas posições?

Não. As aplicações serão transferidas automaticamente para o Sparta Cíclico FIM, sem ônus para os cotistas.

O que acontece com aplicações que tinham lucros acumulados? Haverá cobrança de imposto de renda?

Não. O imposto de renda continuará provisionado e só será cobrado no momento da resgate do fundo Sparta Cíclico FIM.

Por que terá uma assembleia do fundo Sparta Anti-Cíclico FIM?

O regulamento do fundo prevê que qualquer operação dessa natureza precisa ser aprovada em assembleia. Além disso, o regulamento do fundo deve ser alterado para que fique igual ao do Sparta Cíclico FIM.

Por que terá uma assembleia do fundo Sparta Cíclico FIM?

Por mais simples que seja, o regulamento do fundo prevê que qualquer operação desta natureza precisa ser aprovada em assembleia.