Ontem (15/2/2012) a Vale divulgou seu resultado de 2011: lucro recorde de R$ 37,8 bilhões. Não só foi recorde para a empresa, como também para o Brasil, como o maior lucro em um ano obtido por uma empresa.

A Vale é a empresa que tem maior participação na carteira de ações dos fundos Sparta Cíclico FIMSparta Anti-Cíclico FIMSparta Flex FIA, já que em nossa visão é uma das empresas mais atrativas da bolsa.

Os gráficos abaixo trazem uma reflexão interessante: apesar do lucro da Vale ter aumentado 60% de 2007 para 2011, o preço da ação no período caiu -20%, evidenciando seu grande potencial de valorização.

Lucro e Preço da Vale

Dois pontos chamam atenção:

  • Bons fundamentos às vezes não significam resultados imediatos, podendo levar algum tempo até que os preços reflitam esse desempenho; e
  • O potencial de ganho na renda variável é bastante elevado. Se mesmo com as crises no resto do mundo o lucro quase dobrou, o que pode acontecer com o preço da ação?

Leia também essa reportagem: “Lucro da Vale em 2011 atinge recorde de R$ 37,814 bilhões, do Estado de São Paulo em 15/02/2012.