A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) divulgou na 3ª feira, 11/10/2011, dados sobre a moagem de cana do Centro-Sul do país. Os valores mostram que as usinas estão produzindo açúcar a todo vapor, aproveitando-se dos elevados preços internacionais do açúcar. Estes altos preços do açúcar contrastam com o valor do etanol no mercado interno, cujo preço por litro não pode ultrapassar 70% do valor da gasolina, pois isto inviabilizaria seu consumo.

O valor do mix de açúcar (% da cana destinada para produção de açúcar – o restante é utilizado para produzir etanol) atingiu 51,9%, valor 17% maior que no ano passado. Já o valor do ATR (relação entre o açúcar total recuperável e tonelada de cana colhida) surpreendeu positivamente nossas projeções, pois o atraso das chuvas elevou a concentração de sacarose.

Esperamos que a produção de açúcar nesse ano seja cerca de 7% menor que 2010/11, embora as expectativas do mercado sejam de uma queda ainda maior. O gráfico abaixo mostra a evolução da Safra Brasileira de Açúcar no ano de 2011/12 em relação ao ano anterior. A parte pontilhada é a nossa projeção.

Comparativo Anual - Safra Brasileira de Açúcar 2010-2011

Fonte: Sparta

Estes valores corroboram as projeções da Sparta para os preços do açúcar. Os preços devem seguir em queda e voltar para patamares mais próximos do valor histórico dessa commodity.