Já foi divulgado o relatório mensal dos fundos Sparta do mês de Agosto/2011. Segue o comentário:

Agosto foi mais um mês agitado nos mercados de todo o mundo. A divergência entre as boas notícias para as empresas ao longo do mês e o desempenho do mercado acionário evidencia que estamos de frente para uma grande oportunidade. Enquanto investidores estão preocupados com questões políticas nos EUA e Europa, as empresas brasileiras seguem surpreendendo e mostrando lucros cada vez maiores. Petrobras e Vale seguem na disputa pelo 1º lugar como empresa brasileira com maior lucro (ambas tiveram quase R$ 22 bilhões de lucro cada no primeiro semestre, com crescimento de 37% e 127% em relação a 2010, respectivamente), apesar da queda de -11,4% e -10,9%, respectivamente, de suas ações em Agosto. O Governo também mostra que está bem preparado para enfrentar um agravamento da crise externa: anunciou até aumento de superávit primário (arrecadação menos despesas) por excesso de arrecadação! As reservas internacionais nunca estiveram tão elevadas e o BC já iniciou um processo de redução dos juros básicos da economia para manter o ritmo de crescimento da economia brasileira, mesmo com qualquer eventual agravamento da crise externa. Apesar das dúvidas dos investidores estrangeiros com relação a suas próprias economias, os mesmos continuam e devem continuar investindo no Brasil. O investidor de médio e longo prazo será o grande beneficiado por essa oportunidade.

Nos fundos que possuem exposição em bolsa (Sparta Cíclico FIM, Sparta Anti-Cíclico FIM e Sparta Flex FIA), a carteira de ações de primeira linha foi a principal causadora de perdas, pois seu desempenho mensal foi bem aquém do Ibovespa. No entanto, ainda mantemos uma grande posição comprada em bolsa, pois continuamos confiantes na recuperação das ações até o final deste ano.

Nas commodities, continuamos firmes em nossa posição vendida em açúcar. Apesar de volátil, o preço do açúcar mostra cada vez mais dificuldade para subir. As notícias e estudos divulgados recentemente por importantes fontes internacionais do setor corroboram nossa projeção de aumento da safra mundial de açúcar, mesmo com redução da safra brasileira. Nossa expectativa é que essa posição traga bons resultados até o final desse ano.

Finalmente, mais uma vez destacamos o desempenho do fundo Sparta Premium Renda Fixa FI, que se beneficiou da queda das taxas de juros nesse mês e acumula 101% do CDI no ano.