Já foi divulgado o relatório mensal dos fundos Sparta do mês de Dezembro/2011. Segue o comentário do gestor:

Num mês em que tipicamente os volumes negociados são menores, o Ibovespa fechou praticamente inalterado. Os fundos Sparta apresentaram resultados fortes, com ganhos oriundos principalmente das operações em commodities e da carteira de ações. Destaque para os ganhos de +0,6% no Sparta Flex FIA, +2,5% no Sparta Cíclico FIM e +1,7% no Sparta Anti-Cíclico FIM.

O ano de 2011 foi conturbado para os mercados financeiros em geral, principalmente para as ações e commodities. Com os fundos mais agressivos da Sparta não foi diferente. No entanto, seguimos extremamente confiantes nas oportunidades e fundamentos. O Brasil também está numa posição bastante privilegiada em relação às demais economias. Desde Agosto vemos uma nítida recuperação, tanto nas bolsas como nas commodities (açúcar e grãos). As expectativas para 2012 são muito animadoras.

Nos grãos, as baixas de preço parecem estar próximas do fim. Devido à seca no Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina, há grandes dificuldades no plantio (que ainda não terminou e pode até ser cancelado se a seca e o calor aumentarem) e no desenvolvimento das lavouras. Janeiro é um mês crítico para as lavouras do ponto de vista fisiológico, e o mercado sabe muito bem disso. Como conseqüência, o milho e a soja fecharam o mês com alta de +6,3% e +5,8%, respectivamente.

No Açúcar, a colheita no hemisfério Norte avança muito bem, com surpresas positivas. A Índia (2º maior produtor mundial) já produziu 17% a mais que ano passado, a Tailândia já colheu 62% a mais de cana até dezembro, mesmo com fortes chuvas atrapalhando o início da colheita, e a Rússia já produziu 69% a mais de açúcar a partir das beterrabas domésticas. Esses movimentos vêem em linha com nossas expectativas. Com essa perspectiva de maior oferta, o preço do Açúcar fechou com queda de -1,6% no mês, também beneficiando as posições dos fundos com exposição a commodities: Sparta Commodities FIM, Sparta Cíclico FIMSparta Anti-Cíclico FIM e Sparta Trends FIEM.

Finalmente, o Sparta Premium Renda Fixa FI, completou 1 ano com um excelente resultado: +11,9% ( 102% do CDI). Com liquidez diária, tem taxa de administração de apenas 0,4%a.a.