Já foi divulgado o relatório mensal dos fundos Sparta do mês de Julho/2012. Segue o comentário do gestor:

Em Julho as bolsas de todo mundo tiveram um comportamento volátil, mas fecharam em alta. O Ibovespa subiu +3,2%. Este desempenho foi resultado de sinalizações de melhora na atividade econômica do Brasil e no mundo. A China continua em grande crescimento, embora menor que nos últimos trimestres. As preocupações com a inflação no Brasil diminuíram, e o BC afirma que ela deve seguir dentro da meta no ano. Acreditamos que as ações em geral estão baratas, o que será positivo para os fundos Sparta Cíclico FIM, Sparta Anti-Cíclico FIM e Sparta Flex FIA.

Com relação às commodities, este mês foi marcado por fortes movimentos.

Nos grãos, o milho foi o maior destaque do mês, com alta de +28,3% em seu preço. Dentre os principais fatores, destaca-se a seca que ocorre nos EUA, o maior produtor mundial. Julho é um mês crítico para as lavouras americanas, e neste ano choveu muito menos que o normal. Junto com temperaturas muito acima da média, a produtividade foi fortemente prejudicada. Não se sabe ainda o número exato da quebra, mas estima-se que ela foi da ordem de 90 milhões de toneladas a menos do que era esperado no momento do plantio. Só para conhecimento do investidor, este volume é maior que toda a produção brasileira.

A soja é menos sensível a secas e o mês de maior importância para seu desenvolvimento é Agosto, por isso ela foi menos afetada. Mesmo assim, o seu preço subiu +14,0%. Movimentos desta magnitude geram grandes oportunidades, e estamos atentos para aproveitá-las.

O açúcar também subiu, com alta de +7,8%, o que prejudicou nossas posições vendidas. Dentre os motivos que podem ter levado a esta alta, destacam-se a influencia que a escassez de milho pode provocar no mercado do etanol, e a redução na pluviosidade advinda das monções na Índia. No Brasil houve muitas preocupações devido a uma expectativa de muitas chuvas durante a colheita, que não se confirmaram. Pelo contrário, tivemos um mês de Julho bem seco, o que colaborou para um aumento de produtividade. Desta forma esperamos uma revisão positiva por parte da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar) em Agosto.

Por fim, apresentamos duas novidades. O Sparta Top Renda Fixa investe em títulos de renda fixa de grandes empresas, e busca um retorno de 110% do CDI. Por outro lado, precisa de uma antecedência de 30 dias para resgate. Já o Sparta Dinâmico FIM é um fundo que utiliza diversas estratégias quantitativas para buscar ganhos com distorções de preços em diversos mercados. Seu objetivo de retorno é de 125% do CDI.