Já foi divulgado o relatório mensal dos fundos Sparta do mês de Outubro/2011. Segue o comentário do gestor:

Este mês foi marcado pela redução do pessimismo global em relação aos problemas europeus. Não existem soluções mágicas, mas a vontade de buscar uma solução conjunta é nítida. Esse alinhamento entre os líderes dos vários Estados tem reduzido a preocupação dos investidores, voltando a fortalecer as bolsas de todo o mundo. No Brasil não foi diferente, e o Ibovespa obteve valorização de 11,5% e o fundo Sparta Flex FIA teve rendimento de 16,0%. Isso não significa que a volatilidade diminuirá de uma hora para outra, mas continuamos bastante otimistas com bolsa, principalmente devido à expectativa de continuidade de queda de juros, forte fluxo de investimentos estrangeiros, resultados sólidos das empresas brasileiras e desvalorização do Real. São fundamentos atrativos para investimentos de médio/longo prazo, e que irão beneficiar também os fundos Sparta Cíclico FIM e Sparta Anti-Cíclico FIM, que entregaram os excelentes retornos de 12,8% e 11,8%, respectivamente.

Neste mês as atenções referentes aos grãos se voltaram para a América do Sul. No Brasil, o plantio da safra de verão está acontecendo de forma acelerada, em função das excelentes condições climáticas. Na Argentina há expectativas de La Niña no verão, o que poderá prejudicar sua safra. Além disso, o clima está mais seco que o normal, e isto ajudou a sustentar a forte alta do milho (9,2%), que é mais sensível a seca.

O destaque nas commodities foi o petróleo, que subiu 17,5%. O açúcar, por outro lado, foi uma das commodities que menos se valorizou no mês (1,9%). A Sparta acredita que houve uma diminuição das pressões de alta da safra brasileira, onde houve quebra de safra em linha com as nossas expectativas. O governo da Índia (2º maior produtor mundial) confirmou que devem ser aprovadas cotas de exportação de açúcar, visto que a produção iniciada agora trará grandes excedentes que já pressionaram os preços domésticos abaixo dos preços internacionais. Além disso, o hemisfério norte inicia agora sua colheita que, segundo nossas estimativas, será recorde. Caso nossas expectativas se confirmem, nos próximos meses devemos ver quedas significativas nos preços do açúcar, o que beneficiará nossas posições vendidas.

Os fundos conservadores tiveram um excelente resultado no mês, com 0,94% (106% do CDI) no Sparta Premium Renda Fixa FI e 1,3% no Sparta Commodities FIM.

Clique neste link para abrir o relatório.