Já foi divulgado o relatório mensal dos fundos Sparta do mês de Outubro/2012. Segue o comentário do gestor:

Mercados

Outubro foi mais um mês muito positivo para os fundos Sparta. Mesmo com um cenário desafiador, no Brasil e no mundo, a diversificação das nossas estratégias e um trabalho de pesquisa profissional trouxe bons resultados. Destacamos o resultado nas commodities agrícolas (Sparta Cíclico: +2,7% e Sparta Commodities: +2,4%), na renda fixa (Sparta Top Renda Fixa: 120% do CDI) e na área quantitativa (Sparta Dinâmico: 180% do CDI). Enquanto isso, o Ibovespa caiu -3,6%.

Os principais ganhos nas commodities agrícolas vieram da alta do Boi Gordo e da queda do Açúcar. O Sparta Commodities segue com 150% do CDI em 2012 com poucas oscilações negativas. Já no Sparta Cíclico, o resultado negativo com as posições em ações foi mais do que compensado, resultando em +14,3% acumulado em 2012.

Boi Gordo

No Boi Gordo, esperamos mais altas no preço nesse fim de ano. Pelo lado da demanda, os preços das carnes alternativas (frango e suíno) estão em níveis recordes, o que deve favorecer o consumo de carne bovina. No gráfico podemos ver que nos últimos 2 anos a carne bovina sempre foi mais cara, tendência que se inverteu nos últimos meses, com o aumento do preço dos grãos. Já pelo lado da produção, a oferta segue reduzida, em linha com o que escrevemos aqui nos meses anteriores.

Açúcar

O grande destaque dos últimos meses é a produção de Açúcar, que continua muito forte no Brasil. O clima tem ajudado com chuvas abaixo da média, e as produtividades continuam surpreendendo a cada balanço divulgado. Assim, o cenário para os próximos meses continua baixista, com muitas oportunidades para nossas posições.

Grãos

Após a explosão de preços dos últimos meses, a colheita de Milho e Soja no hemisfério norte (EUA, Europa e China) já está próxima do fim e podemos constatar que a produção não foi tão ruim quanto se esperava. Além disso, o Brasil segue exportando o Milho colhido na safrinha num ritmo muito forte, para cobrir a demanda em função das quebras citadas nos nossos últimos relatórios. Por outro lado, agora as atenções se voltam para o hemisfério sul, quando começam os plantios na Argentina e Brasil. Os preços elevados são bastante atrativos para os produtores e espera-se uma safra recorde nessa região. Desta forma seguimos com viés de baixa. e estamos preparados para aproveitar as oportunidades.

Estratégias Quantitativas

O Sparta Dinâmico é nosso fundo mais novo, mas está sob o comando de uma equipe experiente nesse tipo de estratégia. As estratégias tem forte embasamento estatístico, são rigorosamente testadas e executadas de maneira totalmente automatizada. Temos boas perspectivas para o fundo, ao passo que novas estratégias devem ser adicionadas ao longo dos próximos meses.

Renda Fixa

O Sparta Top Renda Fixa rendeu 120% no último mês e no ano acumula 113% do CDI. Esse fundo investe principalmente em títulos de renda fixa de grandes empresas (debêntures), que oferecem retornos mais elevados que a renda fixa tradicional e tem perfil de mais longo prazo. O Sparta Premium Renda Fixa, com liquidez diária, está com 104% do CDI no ano.