O clima dos últimos meses criou oportunidades ao mudar as expectativas de safra de 2 importantes produtores mundiais de soja: Brasil e Argentina. Depois de 2 safras com altas produtividades, o Brasil (2º maior produtor mundial) teve sua produção fortemente afetada devido a escassez de chuvas na região sul. Já a Argentina (3º maior produtor mundial), já está com boa parte de sua safra comprometida devido à estiagem, impossibilitando a repetição da boa produção de 2011.

Tendo em vista que no 1º semestre o mercado é abastecido principalmente por esses dois países, e que os estoques mundiais estão baixos, há uma pressão natural de alta nos preços.

No hemisfério norte, os EUA (maior produtor mundial) estão com uma expectativa de área de plantio menor, o que apertará ainda mais os estoques mundiais de soja.

Todos esses fatores seguem em linha com a nossa posição comprada em soja nos fundos Sparta Cíclico FIMSparta Anti-Cíclico FIMSparta Commodities FIMSparta Trends FIEM.

Leia também as reportagens Oil World reduz safra de soja do Brasil e do Paraguai e USDA reduz safras de soja 11/12 do Brasil e Argentina, publicadas pela Reuters.